terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mesa de abertura da V JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO: A questão social da leitura literária e da escrita

Nesse dia 20 de janeiro de 2015, aniversário da linda cidade do Rio de Janeiro, demos início à quinta edição da Jornada de Estudos de Gênero e Literatura, com a presença de nosso Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Enock Pessoa; do diretor do Centro de Educação, Letras e Artes, prof. Dr. Vicente Cerqueira, a coordenadora de Letras/Português em exercício, professora Drª Simone de Souza Lima; da nossa Secretária Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Lucia Ribeiro; da Diretora do combate á Violência contra a Mulher, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Joelda Pais e nossa conferencista, a professora Drª Cintia Carla Moreira Schwantes.
Fala da secretária da Promoção da Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro

Autoridades na mesa de abertura

Logo após a abertura, a profª Drª Cíntia Schwantes proferiu a conferência de abertura "Literatura Infanto-Juvenil e Gênero; o protagonismo feminino".
Profª Cintia Schwantes e professora Margarete Lopes

Plateia linda na audiência, alunos de Letras/Português


A professora Cíntia Schwantes nos brindou com uma linda fala sobre livros de formação feminina, analisando o romance The Fifth March, de Ann Rinaldi, antes fazendo uma detalhada explanação de como funcionam os jogos de RPG, porque o romance guarda semelhanças com este interessante jogo de imaginação e criação literária...

A professor Cíntia assinalou que os romances contemporâneos mostram novas protagonistas e por isso necessitam de novos enredos, temos agora um novo olhar para descrever o universo feminino.
Ela revelou que como professora de Literatura Inglesa, dá pontos para os alunos que jogam RPG, porque o jogo permite muito mais do que exercitar a imaginação, pois coloca o aluno em contato com a língua inglesa com novas expressões, familiariza o aluno com os elementos formadores da Teoria da Narrativa e com o mundo da criação literária, são excelentes para aprender literatura...
Obrigada, pela maravilhosa palestra professora Cíntia Schwantes e volte mais vezes ao Acre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário