sábado, 6 de setembro de 2014

V JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA: A QUESTÃO SOCIAL NA ESCRITA E NA LEITURA LITERÁRIA 
Boas vindas
O NEGA – Núcleo de Estudos de Gênero na Amazônia, criado em 15 de abril de 2009, juntamente com o Grupo de Pesquisa de Estudos de Gênero, de Raça e Geracionais apresentam mais uma edição da Jornada de Gênero e Literatura, dessa vez voltada para debater e analisar as impleicações do social quanto trabalhamos com leitura e escrita. A escola básica e até mesmo o ensino superior não pode mais trabalhar com a leitura, literatura e escrita sem levar em conta as classes sociais que entendem e trabalham a leitura de forma diversa. Sem atentar para o fato de para alguns o livro é um objeto do cotidiano e que faz parte da vida como comer, andar, dormir... enquanto para outros, ler e ter livros é um luxo inimaginável.
Além disso, o NEGA, sob coordenação da professora Drª Margarete Prado Lopes, tem realizados projetos de extensão voltados para as questões do feminismo, mulheres negras, literatura das minorias, diversidade, raça, identidade, etc.. enriquecendo as experiências principalmente no âmbito das instituições educacionais, em que a maioria desses projetos se realizou. Ampliando a perspectiva da pesquisa e do ensino de graudação e pós-graduação, a realização anual da Jornada abre espaços para alunos, professores e pesquisadores mostrarem seus estudos e pesquisas.
HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES
O I Colóquio de Estudos de Gênero e Literatura foi realizado em dezembro de 2009, com as professoras doutoras Mary Ferreira da UFMA; Ivia Alves, da UFBA e Cíntia Moreira Schwantes da UNB e também o professor Dr. Silvestre Prado da UFRRJ. Depois, foram feitas as I, II, III e IV Jornadas de Gênero e Literatura sempre com convidadas diferentes, tais como a editora Tania Diniz, dona da Editora Mulheres Emergentes, em Belo Horizonte e autora de diversos livros de poemas; a escritora Custódia Wolney, de Goiânia, cujos romances tematizam a história dos negros e dos quilombos no Brasil; a professora Drª Eunice Ferreira, editora da Revista de Gênero na Amazônia, da UFPA e por fim, estamos trazendo novamente a professora Drª Cíntia Schwantes da UBN, para falar de suas pesquisas da Literatura Infantil que englobas as questões so social da leitura e na escrita.
FINALIDADES DO EVENTO
Fomentar dentro da academia a discussão sobre Gênero e Raça, de como devem ser trabalhadas essa questões em sala de aula, do ensino fundamental ao ensino superior. Também importa colaborar na formação docente por meio de ações científicas e culturais voltadas para atividades que estejam discutindo o aspecto social ao se trabalhar a leitura e escrita na escola, ou seja, incluindo os recortes da diversidade, raça e gênero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário